O motivo deste blogger

Este blog foi elaborado por alguns jovens aprendizes da Turma 09 de Macaé-RJ, com orientação da educadora Suzana Almeida. A princípio este blog foi feito para o projeto: "Desafio CIEE 2010" que os jovens tinham que responder a pergunta: "Na prática, o que é ser um jovem aprendiz?"

O grupo:
Nathália Nogueira – SparrowsBsm
Gleyce Wadrian – Unimed Costa do Sol
Gisele – Transmagno

Este grupo aceitou o desafio e deixou como "herança" para compartilhamento com todos. Segue a mensagagem do planejamento do grupo:

"Nossa idéia inicial era fazer o nosso trabalho usando o blog, porém não conseguimos alcançar nossos objetivos e tivemos um plano B.A idéia é usar nosso blog para reunir o trabalho de todos os aprendizesque estão nesse projeto “Na prática, o que é ser um jovem aprendiz?”, assim todos poderiam usar essa ferramenta para divulgar seus trabalhos para colegas de trabalhos, amigos e família. Possibilitando que todo esse material fique disponível online a qualquer momento para jovens que estejam interessados no projeto Aprendiz Legal e que essa ferramenta seja utilizado como meio de comunicação e exposição de idéias por nós que já fazemos parte do projeto.
O aprendiz que souber manusear o blog poderá acessá-lo através da senha e fazer sua própria postagem, caso não saiba, poderá conversar com o educador e autorizar a postagem do seu trabalho pelo nosso grupo com as devidas identificações."

Como a rede que criei para os jovens foi desativada resolvi retomar este blog e "levar a diante" como espaço de compartilhamentos, lembranças e aprendizagens eternas. Assim como ponto fundante da minha pesquisa de Mestrado em Educação, Comunicação e Cultura que perpassa por esta experiência. (fiz algumas alterações visando facilitar melhor as interações)

Resp. Suzana Almeida.
Pedagoga


quarta-feira, 12 de maio de 2010

Formar um Aprendiz

Desde 2000, quando a Lei de Aprendizagem (Lei nº 10.097) foi alterada, as ONGs passaram a ter a possibilidade de formar, acompanhar, avaliar o desempenho e certificar os adolescentes, que estejam na condição de aprendiz. O seu papel é desenvolver um programa capaz de suprir as necessidades técnico-profissionais do adolescente, sem deixar de lado sua formação humanista.

É importante que seja mantida qualidade nos programas de aprendizagem para que o adolescente esteja preparado e qualificado o suficiente para entrar e permanecer no mercado de trabalho.

Também é necessário que as organizações mantenham parcerias estreitas com as empresas para que todas as demandas referentes à formação dos adolescentes sejam supridas e para que estes, não sejam, em momento algum, usados como uma simples mão-de-obra barata.

Além de formar e certificar aprendizes, as ONGs também ganharam o direito de contrata-los. Isto é, em vez de ser contratado pela empresa, o adolescente pode ser contratado pela própria organização formadora e prestar serviços à alguma companhia.


Por que formar um aprendiz?

* Valorização do lado humano durante o processo de aprendizagem.

* Possibilidade de privilegiar a formação profissional do adolescente.

* Incentivo para que o adolescente conclua os estudos convencionais.

* Acompanhamento dos adolescentes nas empresas com o intuito de garantir não só a qualidade de seu desempenho, mas também certificar-se que ele não está sendo usado como mão-de-obra barata.

* Preparação do adolescente para a vida e para o trabalho.


Como certificar um aprendiz?

* Registrar a instituição no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e posteriormente inscrever o Programa de Aprendizagem no mesmo órgão para a aprovação e execução do programa.


* Criar programas de aprendizagem capazes de formar, acompanhar e avaliar o adolescentes não só tecnicamente, mas também sob aspectos humanos.

* Além de ter registro no CMDCA, a organização precisa ter estrutura física para oferecer os cursos e programa pedagógico que inclua parte teórica e prática. O programa deve sempre priorizar a formação do adolescente.

* Manter a qualidade do processo de aprendizagem.




Fonte: http://www.conexaoaprendiz.org.br/certificar.php, retirado em 12 de Maio de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário