O motivo deste blogger

Este blog foi elaborado por alguns jovens aprendizes da Turma 09 de Macaé-RJ, com orientação da educadora Suzana Almeida. A princípio este blog foi feito para o projeto: "Desafio CIEE 2010" que os jovens tinham que responder a pergunta: "Na prática, o que é ser um jovem aprendiz?"

O grupo:
Nathália Nogueira – SparrowsBsm
Gleyce Wadrian – Unimed Costa do Sol
Gisele – Transmagno

Este grupo aceitou o desafio e deixou como "herança" para compartilhamento com todos. Segue a mensagagem do planejamento do grupo:

"Nossa idéia inicial era fazer o nosso trabalho usando o blog, porém não conseguimos alcançar nossos objetivos e tivemos um plano B.A idéia é usar nosso blog para reunir o trabalho de todos os aprendizesque estão nesse projeto “Na prática, o que é ser um jovem aprendiz?”, assim todos poderiam usar essa ferramenta para divulgar seus trabalhos para colegas de trabalhos, amigos e família. Possibilitando que todo esse material fique disponível online a qualquer momento para jovens que estejam interessados no projeto Aprendiz Legal e que essa ferramenta seja utilizado como meio de comunicação e exposição de idéias por nós que já fazemos parte do projeto.
O aprendiz que souber manusear o blog poderá acessá-lo através da senha e fazer sua própria postagem, caso não saiba, poderá conversar com o educador e autorizar a postagem do seu trabalho pelo nosso grupo com as devidas identificações."

Como a rede que criei para os jovens foi desativada resolvi retomar este blog e "levar a diante" como espaço de compartilhamentos, lembranças e aprendizagens eternas. Assim como ponto fundante da minha pesquisa de Mestrado em Educação, Comunicação e Cultura que perpassa por esta experiência. (fiz algumas alterações visando facilitar melhor as interações)

Resp. Suzana Almeida.
Pedagoga


quarta-feira, 9 de junho de 2010

Matéria Publicada !

Jovens para a cidadania
Jornalista: Monica Torres. 31.05.2010 às 17h02




Foto: Kaná Manhães

O Jovem Aprendiz atende mais de 300 jovens, entre 14 e 24 anos, em Macaé e região

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em parceria com a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) promoveram nesta segunda-feira (31), durante todo o dia, uma capacitação para os pequenos trabalhadores do Programa Jovem Aprendiz.

O encontro-aula aconteceu no auditório da Semtre e, como explica uma das coordenadoras do evento, a psicóloga Lorena da Mata: “Nosso currículo é amplo, queremos que os jovens sejam educados para a vida, inseri-los na sociedade. Atividades complementares, como esta, formam o jovem não só para o campo profissional, mas também no campo social e para a cidadania.”

Para um auditório cheio, o convidado especial foi o professor de geografia e fotógrafo, Fábio Pereira que, após a apresentação do documentário produzido por ele, “O Resgate da Política”, conduziu um bate-papo com os jovens:

- Este documentário foi lançado no Fórum Social Mundial de 2009, porque uma outra forma de fazer política é possível. A participação popular é fundamental para a nossa vida melhorar. O processo eleitoral virou uma mercadoria, não ganha eleição quem tem as melhores ideias, vence quem tem mais dinheiro; e isso tem que mudar. O filme pretende desconstruir a ideia de que todo político é igual e de que política só se faz em época de eleição -, disse.

No documentário, pessoas falam sobre política e participação popular. O filme discute a questão de que política não se faz só no campo institucional, mas na vida diária do cidadão. A partir da frase de Mahatma Gandhi: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”, o debate prossegue.

A pedagoga Suzana Almeida, também educadora do CIEE informa que a inscrição no Programa Jovem Aprendiz pode ser feita pelo site (www.ciee.org.br) ou diretamente na sede do CIEE, na Rua Visconde de Quissamã, 242, loja 1, Centro.

- Com estes eventos, que chamamos de aulas extras, aprofundamos conhecimentos relacionados a responsabilidade social e outras reflexões sobre a vida como um todo. Eles são jovens profissionais, mas jovens cidadãos também, é fundamental a reflexão critica -, disse.

A pedagoga ainda esclarece que, aderindo ao Programa Aprendiz a empresa terá uma oportunidade adicional de ganhar três vezes: como empregadora, como educadora e como empreendedora. Mas o jovem tem que estar matriculado e cursas regularmente o ensino fundamental ou médio, ou ter concluído. Para o primeiro emprego o adolescente não precisa ter tido experiência profissional anterior.

A maioria dos jovens que chega ao CIEE de Macaé são encaminhados pela Secretaria de Trabalho e Renda. O Secretario Marcos Crespo lembrou, aos jovens, a importância daquela oportunidade:

- Espero que vocês estejam aproveitando bem esta oportunidade. Muitos de vocês, depois que acaba o estágio são efetivados nas empresas, devido ao bom desempenho. O mercado de trabalho está acirrado, e o jovem que se destaca tem boas chances. Boa sorte e estudem bastante -, observou.

Bárbara Pimentel, 20 anos, foi contratada pela empresa Sparrows BSM (off shore), como auxiliar administrativo. Ela foi encaminhada pela Secretaria de Trabalho e Renda para o CIEE. Como o ensino médio concluído, ela vê sua capacidade profissional e humana se desenvolverem, com estas aulas que considera inovadora:

- Estes momentos de aula promovidos pelo Jovem Aprendiz abrem nossa visão para muitas coisas novas. É uma forma bem lúdica de aprender. Os encontros são dinâmicos; já fui a museus, já tive aula em praça pública -, disse.

Para outro aluno, o jovem Robson Marques, 22 anos, que trabalha no almoxarifado da empresa Cameron (off shore), também contratado através do CIEE, via Secretaria de Trabalho e Renda, as aulas diferenciadas contribuem positivamente para sua formação: “Este tipo de iniciativa nos abre os olhos para coisas que por muitas vezes passam desapercebidas”. Ele ainda lembra de uma aula sobre meio ambiente e a restinga de Macaé, com alunos da UFRJ”.

O Jovem Aprendiz atende mais de 300 jovens, entre 14 e 24 anos, em Macaé e região. Todos passam por um processo seletivo para serem inseridos em empresas. Em Macaé, a grande maioria está em empresas off shore, que atendem a Petrobras. O CIEE promove o acompanhamento destes jovens envolvidos no Programa, tanto na escola como na empresa contratante.

Como é o Programa

O Programa Adolescente ou Menor Aprendiz foi criado pelo CIEE para facilitar ``as empresas o cumprimento da Lei 10.097/00, que estabelece uma cota obrigatória de participação das empresas no processo de profissionalização de adolescentes.

Para contratar um Jovem Aprendiz, basta entrar em contato com o CIEE e receber todas as informações necessárias para o cumprimento das determinações da Lei:

• Definição da cota de aprendizes contratados;
• Seleção e encaminhamento de adolescentes;
• Formação técnico-profissional;
• Acompanhamento do aprendiz no processo de aprendizagem e na empresa.

O CIEE, cujo objetivo é preparar, qualificar e inserir os jovens no mercado de trabalho, oferece o maior banco de dados cadastrais de estudantes do Brasil, com um sistema sofisticado de busca e triagem, capaz de identificar rapidamente os adolescentes.

O contrato de aprendiz tem duração de dois anos e o estagiário recebe salário mínimo. O programa é fruto da uma parceria com a Fundação Roberto Marinho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário