O motivo deste blogger

Este blog foi elaborado por alguns jovens aprendizes da Turma 09 de Macaé-RJ, com orientação da educadora Suzana Almeida. A princípio este blog foi feito para o projeto: "Desafio CIEE 2010" que os jovens tinham que responder a pergunta: "Na prática, o que é ser um jovem aprendiz?"

O grupo:
Nathália Nogueira – SparrowsBsm
Gleyce Wadrian – Unimed Costa do Sol
Gisele – Transmagno

Este grupo aceitou o desafio e deixou como "herança" para compartilhamento com todos. Segue a mensagagem do planejamento do grupo:

"Nossa idéia inicial era fazer o nosso trabalho usando o blog, porém não conseguimos alcançar nossos objetivos e tivemos um plano B.A idéia é usar nosso blog para reunir o trabalho de todos os aprendizesque estão nesse projeto “Na prática, o que é ser um jovem aprendiz?”, assim todos poderiam usar essa ferramenta para divulgar seus trabalhos para colegas de trabalhos, amigos e família. Possibilitando que todo esse material fique disponível online a qualquer momento para jovens que estejam interessados no projeto Aprendiz Legal e que essa ferramenta seja utilizado como meio de comunicação e exposição de idéias por nós que já fazemos parte do projeto.
O aprendiz que souber manusear o blog poderá acessá-lo através da senha e fazer sua própria postagem, caso não saiba, poderá conversar com o educador e autorizar a postagem do seu trabalho pelo nosso grupo com as devidas identificações."

Como a rede que criei para os jovens foi desativada resolvi retomar este blog e "levar a diante" como espaço de compartilhamentos, lembranças e aprendizagens eternas. Assim como ponto fundante da minha pesquisa de Mestrado em Educação, Comunicação e Cultura que perpassa por esta experiência. (fiz algumas alterações visando facilitar melhor as interações)

Resp. Suzana Almeida.
Pedagoga


quarta-feira, 12 de maio de 2010

O que é o Programa Aprendiz legal?

O Aprendiz Legal é um programa de aprendizagem voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, que se apoia na Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem.

Com o Aprendiz Legal, pretendemos contribuir para a formação de jovens autônomos, que saibam fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade. Acreditamos que é responsabilidade compartilhada do Estado, da sociedade, da família e dos próprios jovens fortalecer sua autoestima e sua condição de cidadãos por meio do trabalho.

A profissionalização do adolescente é uma etapa do seu processo educativo (ECA, art. 62) e, portanto, a razão de ser do trabalho é a formação, não a produção. O programa Aprendiz Legal, ao basear-se na Lei 10.097/2000 e em sua regulamentação, o Decreto nº 5598/2005, legitima a intenção e os esforços para contribuir com a empregabilidade de nossos jovens, especialmente os menos privilegiados. Este é um passo para integrar a sociedade em torno de uma causa comum: atender à necessidade dos jovens com suas diferenças individuais, suas condições específicas, aprendendo a conviver com a diversidade humana sem preconceitos.


Fonte: http://www.aprendizlegal.org.br/main.asp?TeamID={5E361F95-62FC-41FB-81F6-DEE27C2562B4}, em 12 de Maio de 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário